Câmara recebe Emater para apresentação do relatório das ações realizadas em 2023

O plenário da Câmara Municipal recebeu, durante reunião extraordinária realizada na noite de quarta-feira (29), profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para apresentação do balanço das ações realizadas em 2023.

A visita contou com a participação do secretário de Agricultura Marco Antônio Carvalho, da extensionista de Bem-Estar Social Wilma Oliveira Melo e dos extensionistas agropecuários Rafael Caçador Monteiro e Vinícius Madeira Correa.

O relatório destacou o número total de atendimentos, que chegou a quase 800 durante o ano em diferentes programas e serviços, como o Mais Genética, trator agrícola, programa de doação de mudas, compra conjunta de calcário, educação alimentar e nutricional e a estruturação para a implantação do comércio eletrônico direcionado aos produtores.

Para o sucesso dos trabalhos, foi ressaltada a parceria entre o Executivo e a Emater, no intuito de garantir sustentação para diversas ações, como o veterinário mantido pelo município, aquisição e cessão de implementos agrícolas e oferta de transporte para a compra conjunta e distribuição de insumos, como o calcário.

Os vereadores e o prefeito David Carvalho Pimenta (Chiclete), que estava presente à sessão, elogiaram a prestação de contas e o trabalho exemplar desenvolvido pela equipe da Emater, juntamente com a Secretaria de Agricultura. Todos confirmaram que a atuação do setor contribui de forma decisiva para o sucesso dos pequenos produtores e o consequente desenvolvimento econômico do município.

Correção salarial para agentes da Saúde é aprovada

Ainda durante o encontro desta quarta-feira, os vereadores aprovaram dois projetos apresentados pelo Executivo. O primeiro concede adequação dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. Os vencimentos dos profissionais passam a ser de dois salários mínimos, valor já regulamentado pela Constituição Federal.

A outra proposição avalizada pelo plenário é o reconhecimento do Dia de Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho, como feriado municipal em Simão Pereira.

Proposições

O Executivo foi elogiado pelos trabalhos de combate à dengue em Cotegipe, mas também foi cobrado pela passagem do carro fumacê na localidade, para enfrentamento mais eficaz ao mosquito transmissor.

Ainda na parte de solicitações, foi cobrada atenção à iluminação nas proximidades do conjunto de casas que fica nas imediações dos condomínios Fazendinha e Miragem 1 e também correções no destacamento local da PM, principalmente na parte de infraestrutura e telecomunicação.

Por fim, a Casa encaminhou Moções de Aplausos às equipes do CRAS e da Secretaria de Saúde pela qualidade dos atendimentos prestados à população. Na ocasião, também foi dirigida Moção de Pesar aos familiares, pelo falecimento da simonense Maria Lúcia.